Author
Listed:
- Sasquia Hizuru Obata
- José Augusto Fe Aly
Abstract
A contemporaneidade vivenciada por um setor específico, como o real estate, apresenta uma série diretrizes e tendências para o atendimento da sustentabilidade diante de um cenário de grandes impactos devidos aos estresses ambientais, econômicos, sociais, políticos e de posicionamentos pontuais aos globais. Esta conjuntura, traz a luz a necessidade de se ter as bases do desempenho dos indicadores, como o ESG e certificações verdes, bem como, se suas relações demonstram vigor em relação a sustentabilidade ampla e preconizada pelos ODS. O fato de se ter a aderência entre indicadores e reportes voluntários do ESG proporciona desbravar por uma análise de ponderações e olhar a partir das fragilidades, como as ausências de reportes na plataforma brasileira do Pacto Global e também as variáveis menos pontuadas do LEED; mas com isto proporcionar pela construção de uma amostra de reportes internacionais, projeções e variáveis fortalecidas e se são específicas ao produto em si, ou por certificações ou implica na governança cultural para a sustentabilidade. O reconhecimento que as estratégias e objetivos de negócios podem ter solução e decisão centrada nas imaterialidades que se demonstram como frágeis e menos rentáveis e menos sustentáveis por análise científicas, o artigo apresenta as ponderações que partiram da materialidade/material e se demonstram as relações entre ESG, ODS e LEED e como a evolução para a maior sustentabilidade se apresenta partindo do produto do real estate a uma condição que seria os atendimento diante do intrincado de complexidades. Com as especificidades do setor e resultados históricos é possível fornecer um painel em cada ator preveja que um fator de impacto específico resulta em mudanças no ambiente natural e em capitais e por consequência as mudanças impactam em diferentes partes interessadas, elucidando um caminho de dependência e interdependência como este estudo procurou percorrer e apresentar.
Suggested Citation
Sasquia Hizuru Obata & José Augusto Fe Aly, 2023.
"ESG & ODS & LEED: sustentabilidade do setor imobiliário e o desempenho material,"
LARES
lares-2023-4dq4, Latin American Real Estate Society (LARES).
Handle:
RePEc:lre:wpaper:lares-2023-4dq4
Download full text from publisher
More about this item
Keywords
;
;
;
;
;
;
JEL classification:
- R3 - Urban, Rural, Regional, Real Estate, and Transportation Economics - - Real Estate Markets, Spatial Production Analysis, and Firm Location
NEP fields
This paper has been announced in the following
NEP Reports:
Statistics
Access and download statistics
Corrections
All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:lre:wpaper:lares-2023-4dq4. See general information about how to correct material in RePEc.
If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.
We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .
If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.
For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Architexturez Imprints (email available below). General contact details of provider: https://edirc.repec.org/data/laresea.html .
Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through
the various RePEc services.