Author
Listed:
- António José da Silva-Pina
(Universidade de Extremadura (Espanha), Quadro Superior da Confederação do Turismo para as áreas dos Estudos Económicos, Organismo Intermédio, Marketing Digital e Projetos de Investigação em Turismo, Lisboa, Portugal)
- José Manuel Hernández-Mogollón
(Departamento de Direção de Empresas e Sociologia, Faculdade de Empresa, Finanças e Turismo, Universidade de Extremadura, Cáceres, Espanha)
- Ana María Campón-Cerro
(Departamento de Direção de Empresas e Sociologia, Faculdade de Empresa, Finanças e Turismo, Universidade de Extremadura, Cáceres, Espanha)
Abstract
É inquestionável atualmente a influência da internet na atividade turística sendo já reconhecida a existência de um mercado “digital” turístico. Todavia, é percetível que os destinos turísticos possuem níveis diferenciados de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. O objetivo deste estudo é determinar, para além dos condicionalismos inerentes às condições tecnológicas, um modelo de avaliação da usabilidade do sitede uma Organização de Gestão de um Destino Turístico (DMO). A partir de uma avaliação qualitativa, determinou-se a forma como podem ser ultrapassados os fatores que condicionam a usabilidade de um site ajustando-o às necessidades e anseios dos consumidores e propor recomendações que promovam a melhoria da usabilidade dos sites das organizações de gestão dos destinos turísticos e formas de melhorar a satisfação digital. Em resultado da investigação efetuada pode concluir-se, que o websitede uma DMO constitui hoje a primeira visão de um destino turístico e a principal fonte de conhecimento sobre o mesmo, do qual se podem retirar impactos positivos ou negativos. Por estes motivos é credível que a usabilidade de um site tenha um papel fundamental na procura turística em especial na fase inicial de preparação da viagem ou férias existe influência da usabilidade do website na procura de um destino turístico.
Suggested Citation
António José da Silva-Pina & José Manuel Hernández-Mogollón & Ana María Campón-Cerro, 2018.
"A Usabilidade de um Website de uma Organização de Gestão de um Destino Turístico (DMO): Um Modelo de Avaliação Qualitativa,"
RPER, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, issue 49, pages 23-40, October.
Handle:
RePEc:apd:rper00:y:2018:i:49:id:495
DOI: 10.59072/rper.vi49.495
Download full text from publisher
Corrections
All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:apd:rper00:y:2018:i:49:id:495. See general information about how to correct material in RePEc.
If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.
We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .
If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.
For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Elisabete Martins (email available below). General contact details of provider: https://www.review-rper.com/index.php/rper .
Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through
the various RePEc services.