IDEAS home Printed from https://ideas.repec.org/a/erv/turdes/y2016i2109.html
   My bibliography  Save this article

Análise do discurso sobre o mercado de trabalho em turismo e empregabilidade segundo a visão do departamento de turismo de uma instituição de ensino superior do Brasil

Author

Listed:
  • Thiago Duarte Pimentel
  • Fabíola Cristina Costa de Carvalho
  • Sara Conceição de Paula

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar o discurso sobre o Mercado de Trabalho em Turismo e Empregabilidade segundo a visão do Departamento de Turismo de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A suposição aqui é a de que por meio deste dispositivo seria possível observar as lacunas existentes na formação superior em turismo, que são refletidas na caracterização deste profissional. Para tanto, recorreu-se, de forma seletiva e não exaustiva, à revisão da literatura sobre formação profissional e mercado de trabalho em turismo, com ênfase nesta discussão no cenário brasileiro. Metodologicamente, buscou-se o auxílio fornecido pela Análise do Discurso (AD), como método de pesquisa (principal concepção norteadora) e como técnica (conjunto de procedimentos específicos), para a delimitação de um corpus teórico sobre o tema elencado a partir de um recorte realizado no material linguístico coletado por meio de entrevistas com todo o corpo docente do depto de turismo de uma IES estabelecida no estado de Minas Gearis. Especificamente, foram utilizadas as 4 categorias discursivas elaborada por Faria e Linhares (1993) – seleção lexical, mobilização de personagens discursivas, relação entre conteúdos implícitos e explícitos e silenciamento – para se observar qual a visão predominante no discurso desta coletividade sobre a formação professional e o mercado de trabalho em turismo. Como resultados, verifica-se uma indefinição e fragmentação em relação à própria concepção do que vem a ser o turismo, o que se reflete nas posturas de como esses profissionais tendem a encarar o fenômeno e sua relação com a práxis. Adicionalmente, pode-se observar a ênfase na mobilização da personagem discursiva “alunos†para quem é transferida a responsabilização pelo êxito ou não em termos de sua empregabilidade. Conclui-se, portanto, que a análise empreendida nos permitiu evidenciar a visão de mundo que sustenta à concepção daqueles que cumprem um papel essencial na (re)produção deste campo. Tal concepção, ainda fragmentária e multifacetada, tem rebatimentos diretos na formação e concepção assimilada pelos alunos, ainda que seja implicitamente posicionada como neutra ou subordinada à ação do sujeito.

Suggested Citation

  • Thiago Duarte Pimentel & Fabíola Cristina Costa de Carvalho & Sara Conceição de Paula, 2016. "Análise do discurso sobre o mercado de trabalho em turismo e empregabilidade segundo a visão do departamento de turismo de uma instituição de ensino superior do Brasil," Turismo y Desarrollo Local, Servicios Académicos Intercontinentales SL, issue 21, December.
  • Handle: RePEc:erv:turdes:y:2016:i:21:09
    as

    Download full text from publisher

    File URL: http://www.eumed.net/rev/turydes/21/discurso.html
    Download Restriction: no
    ---><---

    Corrections

    All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:erv:turdes:y:2016:i:21:09. See general information about how to correct material in RePEc.

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Lisette Villamizar (email available below). General contact details of provider: http://www.eumed.net/rev/turydes/index.htm .

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.

    IDEAS is a RePEc service. RePEc uses bibliographic data supplied by the respective publishers.