IDEAS home Printed from https://ideas.repec.org/a/erv/observ/y2014i20503.html
   My bibliography  Save this article

Analise da viabilidade da substituição de milho por mandioca em ração animal a partir dos dados de quantidade produzida no Brasil e no estado do Pará

Author

Listed:
  • Murilo Andrey Souza Lima do Nascimento
  • Paulo Victor Gama Portal
  • Heriberto Wagner Amanajás Pena

Abstract

O presente artigo analisará a viabilidade da substituição de uma parcela da cultura do milho pela cultura da mandioca em algumas rações de animais, a partir da oferta e demanda das duas culturas. O milho é considerado o principal item da alimentação de animais contendo 70% de volume na alimentação de aves, bovinos e suínos. A ração é combinada com outros componentes permitindo assim a formulação de outras rações especificas, para dieta de acordo com a raça e a destinação dos animais. No Brasil, a produção de mandioca ocupa uns dos primeiros lugares na produção mundial, por apresentar mais de dois milhões de hectares de plantio da mandioca. Por ser um alimento com alto valor nutritivo tanto para a alimentação humana, quanto para a alimentação animal, apresenta assim uma grande relevância econômica principalmente em países em desenvolvimento. O estado do Pará é o maior produtor de mandioca do Brasil desde 1992, correspondendo com cerca de 20% da produção nacional. Utilizando os gráficos de área plantada e da quantidade produzida das culturas de milho e mandioca no Brasil e no estado do Pará, verificou-se a viabilidade da substituição de uma parte da ração produzida para o consumo de animais, composta de milho e outros aditivos. Acrescentando mandioca, essa substituição aconteceria devido à falta da quantidade de milho que atualmente é ofertado dentro do estado do Pará e também pelas características nutricionais existentes na mandioca.

Suggested Citation

  • Murilo Andrey Souza Lima do Nascimento & Paulo Victor Gama Portal & Heriberto Wagner Amanajás Pena, 2014. "Analise da viabilidade da substituição de milho por mandioca em ração animal a partir dos dados de quantidade produzida no Brasil e no estado do Pará," Observatorio de la Economía Latinoamericana, Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022, issue 205, Diciembre.
  • Handle: RePEc:erv:observ:y:2014:i:205:03
    as

    Download full text from publisher

    File URL: http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/14/mandioca.html
    Download Restriction: no
    ---><---

    More about this item

    Keywords

    mandioca.;

    Statistics

    Access and download statistics

    Corrections

    All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:erv:observ:y:2014:i:205:03. See general information about how to correct material in RePEc.

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Lisette Villamizar (email available below). General contact details of provider: http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/ .

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.

    IDEAS is a RePEc service. RePEc uses bibliographic data supplied by the respective publishers.