IDEAS home Printed from https://ideas.repec.org/a/erv/observ/y2014i20006.html
   My bibliography  Save this article

Planejamento da produção e a gestão financeira do cultivo da açaí no estado do Pará, Amazônia, Brasil

Author

Listed:
  • Marcelo Moraes Neves
  • Heriberto Wagner Amanajás Pena
  • Pablo Queiroz Bahia

Abstract

Na floresta amazônica o açaizeiro é uma palmeira típica e muito expressiva para a economia regional. O Estado do Pará se destaca como o maior produtor e consumidor do fruto, nos últimos anos o consumo vem se expandindo em outras regiões do país e do mundo, ampliando as oportunidades de empregos e estimulando a economia amazônica. O aumento da demanda traz novas oportunidades de negócios para a região norte principalmente para o Pará. Embora a comercialização seja feita por uma intrincada malha de atravessadores, comprovada por POULLET (1998) Porém os intermediários da cadeia de comercialização são úteis para a concretização do negócio a pesar de contribuírem para a elevação do preço do produto. Frente a esta realidade, verificou-se que produção do fruto cresceu, porém o mercado ainda sofre com o abastecimento nos períodos de entressafra e da safra do inverno onde a quantidade do produto é menor e de qualidade inferior. A conquista de uma melhor divisão da produção de frutos ao longo do ano traria grandes vantagens econômicas: os preços de compra dos frutos seriam mais estáveis; o volume de consumo na época de baixa produção aumentaria e o consumidor teria um preço mais constante e a renda dos produtores e dos pequenos fabricantes seria mais estável. Uma vez que esta cultura se apresenta como um dos produtos mais relevantes para a dieta alimentar da população paraense e necessita de políticas públicas voltadas para a valorização econômica deste produto, tanto pelo alto potencial de mercado, quanto por se constituir numa vantagem comparativa do Estado em relação a outros produtos na esfera da competição regional, quanto pela sua capacidade na geração de emprego e renda para as populações locais, gerando, portanto, um efeito multiplicador para a incorporação social de segmentos marginalizados das populações.

Suggested Citation

  • Marcelo Moraes Neves & Heriberto Wagner Amanajás Pena & Pablo Queiroz Bahia, 2014. "Planejamento da produção e a gestão financeira do cultivo da açaí no estado do Pará, Amazônia, Brasil," Observatorio de la Economía Latinoamericana, Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022, issue 200, July.
  • Handle: RePEc:erv:observ:y:2014:i:200:06
    as

    Download full text from publisher

    File URL: http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/14/cultivo-azai.html
    Download Restriction: no
    ---><---

    Corrections

    All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:erv:observ:y:2014:i:200:06. See general information about how to correct material in RePEc.

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Lisette Villamizar (email available below). General contact details of provider: http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/ .

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.

    IDEAS is a RePEc service. RePEc uses bibliographic data supplied by the respective publishers.