IDEAS home Printed from https://ideas.repec.org/a/erv/cedced/y2019i10557.html
   My bibliography  Save this article

Contribuições ao ensino-aprendizagem de direito do consumidor: um estudo de caso sobre a proteção do consumidor-usuário em novas relações de consumo

Author

Listed:
  • Rauciana Ferreira de Souza
  • José Caldas Góis Júnior
  • Ronaldo Bernardo Junior

Abstract

A partir de uma série de privatizações ocorridas no Brasil e com o avanço de novas tecnologias de informação e comunicação, novas relações de consumo foram estabelecidas. A fim de assegurar a proteção ao consumidor-usuário o governo nacional instituiu um novo ator para mediação, as agências reguladoras. Para fiscalização dos serviços de telefonia foi criada a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), autarquia em regime especial que enfrenta grandes desafios emergentes, dado que organizações de direito do consumidor apresentam elevados índices de reclamação referente às fornecedoras. Um importante papel das Instituições de Ensino Superior é atualizar os estudantes sobre as práticas do mercado, apontando o estado da arte da área e contribuindo na promoção da melhoria dos serviços. Compreende-se que o estudo de caso é uma metodologia de ensino que contribui na construção de pontes entre a teoria e a prática. A partir do contexto descrito, o presente artigo tem o objetivo de contribuir ao ensino-aprendizado em Direito do consumidor; para tanto, apresenta o estudo do caso da ANATEL por meio de uma perspectiva jurídica, descrevendo limites e possibilidades de atuação da agência. Espera-se que o artigo forneça subsídios ao ensino-aprendizagem de Direito do consumidor no Brasil, contextualizando a teoria com a prática de uma organização com poderes normativo, fiscalizador e sancionador.

Suggested Citation

  • Rauciana Ferreira de Souza & José Caldas Góis Júnior & Ronaldo Bernardo Junior, 2019. "Contribuições ao ensino-aprendizagem de direito do consumidor: um estudo de caso sobre a proteção do consumidor-usuário em novas relações de consumo," Cuadernos de Educación y Desarrollo, Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022, issue 105, march.
  • Handle: RePEc:erv:cedced:y:2019:i:105:57
    as

    Download full text from publisher

    File URL: https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/03/ensino-aprendizagem-consumidor.html
    Download Restriction: no
    ---><---

    Corrections

    All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:erv:cedced:y:2019:i:105:57. See general information about how to correct material in RePEc.

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Lisette Villamizar (email available below). General contact details of provider: http://www.eumed.net/rev/ced/ .

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.

    IDEAS is a RePEc service. RePEc uses bibliographic data supplied by the respective publishers.