IDEAS home Printed from https://ideas.repec.org/a/abg/anprac/v1y1997i11.html
   My bibliography  Save this article

Editorial

Author

Listed:
  • Clóvis L. Machado-da-Silva

Abstract

Depois de muito trabalho de organização, é com satisfação que se apresenta à comunidade científica e aos profissionais de organizações públicas e privadas o primeiro número da Revista de Administração Contemporânea. A RAC nasce com a missão de contribuir para o entendimento aprofundado da Administração mediante a divulgação de trabalhos de pesquisa e de análises teóricas que possam subsidiar as atividades acadêmicas e a ação administrativa. Ao abrigar contribuições analíticas, com base no pressuposto de que teoria e pesquisa empírica são interdependentes, pretende contribuir para a evolução do conhecimento, do diálogo e da inovação no campo da Administração.A RAC vem a público como publicação quadrimestral da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Ao lançá-la a ANPAD atende antiga reivindicação da comunidade acadêmica e propicia novo espaço para a divulgação de trabalhos científicos de qualidade. É ato de coragem dos membros da Assembléia e da Diretoria da Associação pela consciência que têm das dificuldades de organizar e consolidar uma revista acadêmica de nível; contudo é também decisão madura, trabalhada no tempo, até porque antecedida por uma edição-teste: a dos Anais do 19º ENANPAD, em setembro de 1995, com a designação provisória de Revista Brasileira de Administração Contemporânea. O lançamento da RAC revela, portanto, que a Diretoria da ANPAD está atenta às expectativas da comunidade que representa.Seis artigos integram este primeiro número: alguns selecionados dentre aqueles que foram submetidos diretamente à revista, outros escolhidos cuidadosamente do universo de trabalhos que constituem os Anais da ANPAD de 1996. O objetivo é praticamente só publicar artigos submetidos à apreciação da RAC; a tendência, nesse início, é a de aumentar gradualmente essa proporção à medida que ela se torne mais conhecida na comunidade acadêmica e nas organizações públicas e privadas. A expectativa é de rápida inserção.Além dos artigos, integra este número um documento especial que apresenta a trajetória da Associação na visão dos seus Ex-Presidentes e as perspectivas do atual Presidente quanto ao futuro imediato. Pareceu interessante ao Editor oferecer, no número inaugural da RAC, a história viva da ANPAD. A reação dos leitores dirá se valeu a pena o trabalho da editoria e a boa vontade, para não dizer arriscado esforço, dos Ex-Presidentes.Aqui está, pois, a RAC. Cabe à comunidade acadêmica torná-la vigorosa.

Suggested Citation

  • Clóvis L. Machado-da-Silva, 1997. "Editorial," RAC - Revista de Administração Contemporânea (Journal of Contemporary Administration), ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, vol. 1(1), pages 1-1.
  • Handle: RePEc:abg:anprac:v:1:y:1997:i:1:1
    as

    Download full text from publisher

    File URL: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/1/1
    Download Restriction: no

    File URL: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/download/1/1
    Download Restriction: no
    ---><---

    More about this item

    Statistics

    Access and download statistics

    Corrections

    All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:abg:anprac:v:1:y:1997:i:1:1. See general information about how to correct material in RePEc.

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Information Technology of ANPAD (email available below). General contact details of provider: http://anpad.org.br .

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.

    IDEAS is a RePEc service. RePEc uses bibliographic data supplied by the respective publishers.