IDEAS home Printed from https://ideas.repec.org/p/ipe/ipetds/2022.html
   My bibliography  Save this paper

A Evolução do Crédito no Brasil entre 2003 e 2010

Author

Listed:
  • Mônica Mora

Abstract

O crédito aumentou expressiva e continuamente durante o governo Lula, inclusive após a crise de 2008. Assim, o volume de crédito, que representava 26% do produto interno bruto (PIB), em dezembro de 2002, atingiu 45,2% do PIB, em dezembro de 2010. A elevação do volume do crédito, em um contexto macroeconômico caracterizado por elevadas taxas de juros (ainda que descendentes), inicialmente foi capitaneada pelos bancos privados e ocorreu tanto no âmbito da pessoa física quanto jurídica. Em um segundo momento, e em resposta ao agravamento da crise econômica internacional, a elevação do crédito foi sustentada por ações deliberadas do governo, focadas inicialmente no crédito direcionado e ampliadas em direção ao crédito livre com taxas referenciais, por intermédio dos bancos federais. O trabalho tem por objetivo identificar o que motivou esse processo. A oferta de crédito pelas instituições bancárias é, antes de tudo, uma decisão de alocação de portfólio. Portanto, os bancos defrontam-se com a necessidade de deliberar como irão distribuir riscos e assegurar rentabilidade. Ou seja, as razões que levaram a uma mudança no portfólio de ativos do sistema financeiro brasileiro, pois, tradicionalmente, os títulos da dívida pública, em decorrência do mix elevada rentabilidade e baixo risco, destacavam-se na carteira do sistema financeiro brasileiro (Carvalho, 2005; Prates e Biancareli, 2009). Inicialmente, apresenta-se a evolução do crédito no Brasil no governo Lula em uma perspectiva histórica, com a finalidade de mostrar que houve mudança estrutural na oferta de crédito, com o aumento da participação dos bancos privados. Em seguida, discute-se o aumento do crédito à pessoa física, que capitaneou o processo de ampliação da oferta de crédito, e logo após debate-se os possíveis determinantes da elevação de crédito à pessoa jurídica. Por fim, será abordada a resposta do governo brasileiro à crise econômica internacional no âmbito do crédito. Conclui-se que, em um contexto macroeconômico favorável, mudanças na legislação, com repercussões sobre o crédito pessoal, a aquisição de bens e sobre o financiamento de empresas, assim como inovações financeiras introduzidas nos contratos de financiamento à pessoa jurídica, contribuíram para explicar o aumento da oferta de crédito com recursos livres entre 2004 e 2008. Em 2009 e 2010, a decisão deliberada do governo de aumentar os financiamentos com recursos direcionados e com recursos livres, com a finalidade de sustentar a oferta de crédito (ou ao menos atenuar a sua queda), possibilitou compreender o comportamento do crédito após eclosão da crise financeira em 2008.

Suggested Citation

  • Mônica Mora, 2014. "A Evolução do Crédito no Brasil entre 2003 e 2010," Discussion Papers 2022, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA.
  • Handle: RePEc:ipe:ipetds:2022
    as

    Download full text from publisher

    File URL: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td2022.pdf
    Download Restriction: no
    ---><---

    More about this item

    Statistics

    Access and download statistics

    Corrections

    All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:ipe:ipetds:2022. See general information about how to correct material in RePEc.

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Fabio Schiavinatto (email available below). General contact details of provider: https://edirc.repec.org/data/ipeaabr.html .

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.

    IDEAS is a RePEc service. RePEc uses bibliographic data supplied by the respective publishers.