Advanced Search
MyIDEAS: Login

A Remuneração dos Investimentos em Energia Renovável no Brasil - Uma Proposta Metodológica ao BENCHMARK da UNFCCC Para o Brasil

Contents:

Author Info

  • Katia Rocha
  • Maria Bernadete G. P. Sarmiento Gutierrez
  • Philipp Hauser
Registered author(s):

    Abstract

    Em julho de 2011 a Junta Executiva da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) aprovou uma guia revisada para taxas de retorno por grupos de indústrias e países que poderiam vir a ser utilizadas como valores de benchmark para a análise de adicionalidade de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), os quais se configuram como um importante incentivo para as energias renováveis no Brasil. Para o setor de energia renovável no Brasil, foi proposta uma taxa de 11,75% ao ano (a.a.) em termos reais para o custo do capital próprio. Entretanto, a UNFCCC abre possibilidade para a proposição de outros valores, incluindo a metodologia de Capital Asset Pricing Model (CAPM) desde que tenham sua análise econômico-financeira baseada nas melhores práticas de financeiras internacionais e em fontes que possam ser validadas além de propriamente justificadas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir ao debate da adequação do MDL como mecanismo capaz de incentivar a implementação de projetos de energia renovável através da estimação de parâmetros representativos para Taxa de Retorno do Setor de Energia Renovável no Brasil. Através de extensa pesquisa referenciada nas melhores práticas metodológicas e em estimações já utilizadas por agências reguladoras internacionais e brasileiras, conclui-se que a taxa de retorno proposta pela UNFCCC para o Brasil se encontra abaixo do esperado. Caso optemos por uma ótica conservadora de forma a subsidiar esse segmento no país, poderíamos atingir um valor real e plausível de 15,60% a.a. Essa análise é de suma importância, uma vez que o Plano Decenal de Expansão de Energia 2020 (PDE 2020) prioriza fortemente uma maior participação de energia limpa, com 39% de aumento para hidrelétricas e 198% de aumento para fontes renováveis como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), biomassa e eólicas, que se constituem, atualmente, nas opções apontadas como as mais promissoras para o Brasil, sendo capazes de atender a critérios ambientais e promover a necessária complementação ao atual parque hídrico brasileiro. Podemos concluir, de forma tentativa, que seria necessária a criação de outros instrumentos para estimular a implementação de projetos de energia renovável em linha com as diretrizes propostas pelo governo brasileiro.

    Download Info

    If you experience problems downloading a file, check if you have the proper application to view it first. In case of further problems read the IDEAS help page. Note that these files are not on the IDEAS site. Please be patient as the files may be large.
    File URL: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1701.pdf
    Download Restriction: no

    Bibliographic Info

    Paper provided by Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA in its series Discussion Papers with number 1701.

    as in new window
    Length: 33 pages
    Date of creation: Feb 2012
    Date of revision:
    Handle: RePEc:ipe:ipetds:1701

    Contact details of provider:
    Postal: SBS - Quadra 01 - Bloco J - Ed. BNDES, Brasília, DF - 70076-90
    Phone: +55(061)315-5000
    Fax: +55(61)321-1597
    Email:
    Web page: http://www.ipea.gov.br
    More information through EDIRC

    Related research

    Keywords:

    This paper has been announced in the following NEP Reports:

    References

    No references listed on IDEAS
    You can help add them by filling out this form.

    Citations

    Lists

    This item is not listed on Wikipedia, on a reading list or among the top items on IDEAS.

    Statistics

    Access and download statistics

    Corrections

    When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:ipe:ipetds:1701. See general information about how to correct material in RePEc.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: (Fabio Schiavinatto).

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    If references are entirely missing, you can add them using this form.

    If the full references list an item that is present in RePEc, but the system did not link to it, you can help with this form.

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.