IDEAS home Printed from https://ideas.repec.org/a/erv/coccss/y2018i2018-0156.html
   My bibliography  Save this article

Reflexões sobre sociedade, culturas e fronteiras no estudo da imigração haitiana em foz do Iguaçu/PR

Author

Listed:
  • Fátima Regina Cividini
  • Valdir Gregory

Abstract

Este artigo é resultante da disciplina Sociedade, Cultura e Fronteiras: Fundamentos e enfoques interdisciplinares do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Culturas e Fronteiras – Nível Mestrado. A metodologia baseia-se em uma revisão de literatura com o objetivo de trazer reflexões teóricas dos conceitos de Sociedade, Culturas e Fronteiras para a imigração haitiana na região de Foz do Iguaçu, cidade que faz parte da Tríplice Fronteira “Paraguai-Argentina-Brasil†, abrindo espaço para discussões a respeito do tema. As migrações acompanham a história da humanidade e transcenderam as necessidades de alimento, tornando-se uma necessidade social, econômica e política, um fenômeno atual e que traz transformação nas mais diversas áreas da sociedade. O imigrante é um ser que nasce quando atravessam as fronteiras nacionais, causando estranhamentos e conflitos perante a sociedade que o acolhe, pois vê no outro um ser mítico, diferente e que conflita com seus padrões e hábitos de vida e cultura. Em 2010, um terremoto no Haiti fez com que os haitianos necessitassem sair de seu país em busca de oportunidades. Eles começaram a chegar no Brasil de forma tímida no final de 2010, atravessando diversas fronteiras até chegarem em seu destino na busca de emprego e possibilidade de reconstrução de suas vidas e de auxiliar seus familiares que ficaram no Haiti. O Brasil não era um destino escolhido pelos haitianos antes de 2010, e estudos apontam a presença das tropas de paz da ONU (MINUSTAH) e a familiaridade dos brasileiros com os haitianos como motivo desta escolha. Na tentativa da preservação de sua cultura, os imigrantes buscam em seus conterrâneos montar grupos – uma sociedade dentro de outra – e associações. Os relatos da Irmã Terezinha Mezzalira, responsável pela Casa do Migrante traz narrativas a respeito dos haitianos em Foz do Iguaçu. Os haitianos chegam em Foz do Iguaçu utilizando a Argentina e já conhecem os mecanismos para legalizar sua permanência no país através do pedido de refúgio. Na região Oeste, se organizam em associações para ajudar aqueles que recém chegam. Casos de racismo e xenofobia são parte dos conflitos encontrados, pelo fato de sua maioria ser da etnia negra e oriundos de um país da periferia mundial. No Brasil, encontram emprego em indústrias de alimentos e construção civil. Os conceitos de Sociedade, Culturas e Fronteiras se entrelaçam entre as discussões e trazem, dentro do olhar interdisciplinar, a necessidade de discussão do tema da imigração haitiana através de conceitos dentro de diversas áreas das Ciências Humanas na tentativa de explicar este fenômeno recente no país.

Suggested Citation

  • Fátima Regina Cividini & Valdir Gregory, 2018. "Reflexões sobre sociedade, culturas e fronteiras no estudo da imigração haitiana em foz do Iguaçu/PR," Contribuciones a las Ciencias Sociales, Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022, issue 2018-01, January.
  • Handle: RePEc:erv:coccss:y:2018:i:2018-01:56
    as

    Download full text from publisher

    File URL: http://www.eumed.net/rev/cccss/2018/01/sociedade-culturas-fronteiras.html
    Download Restriction: no
    ---><---

    Corrections

    All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:erv:coccss:y:2018:i:2018-01:56. See general information about how to correct material in RePEc.

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Lisette Villamizar (email available below). General contact details of provider: http://www.eumed.net/rev/cccss/index.htm .

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.

    IDEAS is a RePEc service. RePEc uses bibliographic data supplied by the respective publishers.