IDEAS home Printed from https://ideas.repec.org/a/erv/coccss/y2017i2017-1120.html
   My bibliography  Save this article

A construção do conhecimento sob a ótica da interdisciplinaridade e totalidade

Author

Listed:
  • Fátima Regina Cividini
  • Marcelo Gomes

Abstract

Este artigo busca compreender e trazer reflexões acerca da construção do conhecimento sob o olhar interdisciplinar e através das eras históricas utilizando como metodologia a revisão bibliográfica de literatura de textos selecionados durante as aulas da disciplina Interdisciplinaridade e Totalidade, ministrada pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Culturas e Fronteiras – Nível Mestrado e Doutorado. O homem sempre buscou a explicação do universo e essa curiosidade é inerente ao ser humano. Antes da formação da filosofia grega, os mitos eram a forma de explicar os eventos naturais no meio ambiente e na vida dos seres humanos. A filosofia nasceu na Grécia Antiga como uma forma de explicação racional sobre os acontecimentos da natureza e do homem. Os filósofos gregos pré-socráticos buscavam um elemento fundamental, a physis para a explicação do Universo. Sócrates e Platão acreditavam que o conhecimento era alheio as experiências humanas e que o homem não tinha controle sobre ele. Aristóteles acreditava que o mundo sensível era fonte de conhecimento. Os pensadores da Idade Média eram influenciados pela Igreja Católica e o pensamento cristão, mas sem perder vínculos com os filósofos gregos, incorporando suas ideias com uma roupagem mística cristã. As formas de poder se transformam e com o advento do capitalismo, o poder se concentra no acúmulo de capital e a Idade da Razão rompe com o conhecimento atrelado à religião, traz o positivismo e a necessidade de se produzir o conhecimento e submetê-lo aos interesses do capitalismo, causando uma fragmentação e alienação do homem sobre o processo de conhecimento. Essa fragmentação despersonaliza o homem e a sua relação com o trabalho. Com isso, na segunda metade do século XX começam questionamentos sobre como é produzido o conhecimento e a interdisciplinaridade vem como um resgate da totalidade do conhecimento, como um todo e a desfragmentação do mesmo.

Suggested Citation

  • Fátima Regina Cividini & Marcelo Gomes, 2017. "A construção do conhecimento sob a ótica da interdisciplinaridade e totalidade," Contribuciones a las Ciencias Sociales, Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022, issue 2017-11, November.
  • Handle: RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-11:20
    as

    Download full text from publisher

    File URL: http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/04/construcao-conhecimento-totalidade.html
    Download Restriction: no
    ---><---

    Corrections

    All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-11:20. See general information about how to correct material in RePEc.

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Lisette Villamizar (email available below). General contact details of provider: http://www.eumed.net/rev/cccss/index.htm .

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.

    IDEAS is a RePEc service. RePEc uses bibliographic data supplied by the respective publishers.