IDEAS home Printed from https://ideas.repec.org/a/col/000431/011385.html
   My bibliography  Save this article

Consideracoes sobre o formato de redes como modelo de gestao para as políticas públicas de C&T no setor de óleo e gás Brasileiro

Author

Listed:
  • Luciana de Oliveira Faria

Abstract

O Edital CT-Petro/CNPq-Finep 03/2001 visou fomentar a constituicao e consoli-dacao de Redes Cooperativas de Pesquisas, Inovacao e Transferencia de Tec-nologia nas regioes Norte/Nordeste (Redes N/NE), por meio do apoio a projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Tal iniciativa provocou a interacao formal de instituicoes de ensino e pesquisa dessas regioes e empresas para desenvolver projetos cooperativos, representando, um grande desafio para todos. Este artigo teve por objetivo compreender duas dessas redes, a Rede Asfalto e a Rede de Catálise, e perceber se o formato favoreceu a consolidacao da capacidade científica e tecnológica regional.Para fundamentacao, investigou-se a literatura sobre redes, Sistemas de Inovacao e capacitacao tecnológica. Foi utilizado o método de estudo de caso e se descreveu, para cada rede, histórico, atores, modo de gestao,projetos, e resultados em termos de níveis de capa-citacao científica e tecnológica. Percebeu-se que,apesar das dificuldades na gestao, as redes viabilizaram a selecao e difusao de tecnologias e, em alguns casos, a inovacao e geraram capacitacao. No entanto, precisa-se aprimorar os mecanismos de gestao dessas redes e a ampliacao do conhecimento da com-plexidade das dinamicas envolvidas no processo de inovacao, maior incentivo a participacao de empresas da cadeia de óleo e gás nos projetos e maior arti-culacao entre as políticas governamentais, nos diferentes ambitos, envolvendo, inclusive, outros setores, para ampliar seu potencial de contribuicao.

Suggested Citation

  • Luciana de Oliveira Faria, 2012. "Consideracoes sobre o formato de redes como modelo de gestao para as políticas públicas de C&T no setor de óleo e gás Brasileiro," Revista Ciencias Estratégicas, Universidad Pontificia Bolivariana, December.
  • Handle: RePEc:col:000431:011385
    as

    Download full text from publisher

    File URL: http://revistas.upb.edu.co/index.php/cienciasestrategicas/article/view/1748/1687
    Download Restriction: no
    ---><---

    More about this item

    Keywords

    RedesPolíticas públicasFinanciamento de C&TSetor de óleo e gásCONSIDERAÇÕES SOBRE O FORMATO DE REDES COMO MODELO DE GESTÃO PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE C&T NO SETOR DE ÓLEO E GÁS BRASILEIROClasificación JEL: L78; L71; L14.Palabras clave:RedesPolíticas públicasFinanciación de CyTSector de petróleo y gasCONSIDERACIONES SOBRE EL FORMATO DE REDES COMO MODELO DE GESTIÓN PARA LAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CYT EN EL SECTOR DE PETRÓLEO Y GAS EN BRASILISSN 1794 – 8347 | Vol. 20 | No. 28 | Julio-Diciembre 2012 | pp. 335-353Revista Ciencias Estratégicas | Medellín - Colombia ResumoO Edital CT-Petro/CNPq-Finep 03/2001 visou fomentar a constituição e consoli-dação de Redes Cooperativas de Pesquisas; Inovação e Transferência de Tec-nologia nas regiões Norte/Nordeste (Redes N/NE); por meio do apoio a projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Tal iniciativa provocou a interação formal de instituições de ensino e pesquisa dessas regiões e empresas para desenvolver projetos cooperativos; representando; um grande desafio para todos. Este artigo teve por objetivo compreender duas dessas redes; a Rede Asfalto e a Rede de Catálise; e perceber se o formato favoreceu a consolidação da capacidade científica e tecnológica regional.Para fundamentação; investigou-se a literatura sobre redes; Sistemas de Inovação e capacitação tecnológica. Foi utilizado o método de estudo de caso e se descreveu; para cada rede; histórico; atores; modo de gestão; projetos; e resultados em termos de níveis de capa-citação científica e tecnológica. Percebeu-se que; apesar das dificuldades na gestão; as redes viabilizaram a seleção e difusão de tecnologias e; em alguns casos; a inovação e geraram capacitação. No entanto; precisa-se aprimorar os mecanismos de gestão dessas redes e a ampliação do conhecimento da com-plexidade das dinâmicas envolvidas no processo de inovação; maior incentivo à participação de empresas da cadeia de óleo e gás nos projetos e maior arti-culação entre as políticas governamentais; nos diferentes âmbitos; envolvendo; inclusive; outros setores; para ampliar seu potencial de contribuição.;
    All these keywords.

    JEL classification:

    • O - Economic Development, Innovation, Technological Change, and Growth
    • E - Macroeconomics and Monetary Economics
    • L78 - Industrial Organization - - Industry Studies: Primary Products and Construction - - - Government Policy
    • L71 - Industrial Organization - - Industry Studies: Primary Products and Construction - - - Mining, Extraction, and Refining: Hydrocarbon Fuels
    • Y - Miscellaneous Categories

    Statistics

    Access and download statistics

    Corrections

    All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:col:000431:011385. See general information about how to correct material in RePEc.

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Revista Ciencias Estratégicas (email available below). General contact details of provider: .

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.

    IDEAS is a RePEc service. RePEc uses bibliographic data supplied by the respective publishers.