Advanced Search
MyIDEAS: Login to save this paper or follow this series

Os ODM e Mais Além: A Política Pró-pobres num Mundo em Mudança

Contents:

Author Info

  • Andy Sumner

    ()
    (Institute of Development Studies, Sussex)

  • Claire Melamed

    ()
    (ActionAid)

Registered author(s):

    Abstract

    Esta Poverty in Focus analisa a experiência dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até esta data, perguntando o que podemos fazer para acelerar o progresso dos ODM durante os anos 2010-2015 e mais além. Versões mais longas de cada artigo desta publicação estão disponíveis no IDS Bulletin 41 (1), do Institute of Development Studies no Reino Unido.Estes debates adquirem um significado maior já que entramos em 2010 e começamos as discussões que conduzem à revisão da ONU sobre os ODM e mais além. A crise econômica global mudou o contexto em que os debates ODM irão acontecer.Como seria de esperar, tem havido inúmeros apelos de países em desenvolvimento, organizações internacionais da sociedade civil e agências de desenvolvimento por uma nova narrativa/paradigma do desenvolvimento. Este contexto em mudança afetará o debate sobre o passado e futuro dos ODM em maneiras que talvez só agora estejam começando a ficar claras.O Consenso de Washington foi declarado morto (novamente), mas a natureza da mudança para um novo modelo e a natureza do espaço político permanecem obscuras. Certamente, a discussão está se abrindo um leque mais vasto de instrumentos de política para o desenvolvimento.Há preocupações imediatas para os formuladores de políticas públicas nos próximos anos. É provável que o impacto da crise continue a enquadrar os debates ao longo dos próximos cinco anos, e será crucial na determinação do ambiente econômico e social.Não está claro quando as taxas de crescimento nos países mais pobres vão começar a se elevar, nem se as pessoas mais pobres beneficiar-se-ão a tempo de evitar danos permanentes aos meios de vida e a erosão dos ativos. A incerteza econômica nos países doadores também está levando ao declínio do apoio público para os orçamentos de ajuda.Em suma, os tempos são diferentes daqueles da Declaração do Milênio e da concepção dos ODM. O final dos anos 1990 e 2000 foram um período bastante benigno para o desenvolvimento internacional, um período de orçamentos de ajuda relativamente dinâmicos e fortes comprometimentos das despesas públicas nos setores sociais, crescimento econômico razoável em muitos países em desenvolvimento, estabilidade relativa, e um consenso sobre o que estamos tentando atingir: os ODM.É provável que o próximo período seja de muito menos certeza já que os países em desenvolvimento, especialmente na África Subsaariana, enfrentam várias crises interligadas em cuja essência estão as mudanças climáticas. Essas incertezas, não só têm o potencial para um impacto adverso sobre os níveis de pobreza, mas mudam também o contexto para a realização dos ODM.Estou na expectativa da revisão dos ODM 2010, e espero que os artigos aqui apresentados contribuam para um debate profícuo sobre a manutenção do dinamismo dos ODM á medida em que rumamos para 2015 e, em tempo, acabar com a pobreza global. (...)

    Download Info

    If you experience problems downloading a file, check if you have the proper application to view it first. In case of further problems read the IDEAS help page. Note that these files are not on the IDEAS site. Please be patient as the files may be large.
    File URL: http://www.ipc-undp.org/pub/port/IPCPovertyInFocus19.pdf
    File Function: First version, 2010
    Download Restriction: no

    Bibliographic Info

    Paper provided by International Policy Centre for Inclusive Growth in its series Poverty In Focus (Portuguese) with number 19.

    as in new window
    Length: 32
    Date of creation: Jul 2010
    Date of revision:
    Publication status: Published by UNDP - International Policy Centre for Inclusive Growth , July 2010, pages 1-32
    Handle: RePEc:ipc:ifport:19

    Contact details of provider:
    Email:
    Web page: http://www.ipc-undp.org
    More information through EDIRC

    Related research

    Keywords: Os ODM e Mais Além: A Política Pró-pobres num Mundo em Mudança;

    This paper has been announced in the following NEP Reports:

    References

    No references listed on IDEAS
    You can help add them by filling out this form.

    Citations

    Lists

    This item is not listed on Wikipedia, on a reading list or among the top items on IDEAS.

    Statistics

    Access and download statistics

    Corrections

    When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:ipc:ifport:19. See general information about how to correct material in RePEc.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: (Andre Lyra).

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    If references are entirely missing, you can add them using this form.

    If the full references list an item that is present in RePEc, but the system did not link to it, you can help with this form.

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.