IDEAS home Printed from https://ideas.repec.org/a/erv/observ/y2013i18719.html
   My bibliography  Save this article

O uso de geotecnologias em áreas rurais da Amazônia: uma análise do uso do solo pela expansão da pecuária na região do Zé-Açu-Parintins-Am, Brasil

Author

Listed:
  • Hapolo Hibson de Souza Ferreira
  • Rogério Oliveira Prestes
  • Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar por meio do Sensoriamento Remoto o uso e a fragmentação vegetacional, pela expansão das atividades no P.A (projeto de assentamento) do INCRA, na região do Zé-Açu, no município de Parintins-AM em uma área de 15 x 15 km. O ser humano se apropria e modifica a primeira natureza, muda a paisagem natural para social ou cultural, dando-lhe outro significado em consequência de sua ação modificadora. Na área de estudo essas ações ocorrer de varias maneiras, em função principalmente região ser via de acesso e de escoamento de alimentos para Parintins, onde o PA (Projeto de Assentamento de Vila Amazônia) totalizando cerca de 1770 parcelas habitadas. Esta área apresenta um alto percentual de transformação de floresta para pastagens e cultivos, diante disso, o uso do solo contribui para uma formação de um mosaico vegetacional ou a mudança na paisagem. Em primeira análise, observa-se as mudanças ocorridas na exposição do solo de aproximadamente 30 Km², na imagem RGB. Em segundo com a área calculada no índice de vegetação diferença normalizada (NDVI) com a geração de imagem em falsa cor variando do amarelo para o vermelho, esta imagem demostra a variação da vegetação, em que esta se apresenta nos valores de: 51,3 Km² de biomassa, 14,5 Km² corpo d'agua, 109,9 Km² próximo ao amarelo, 19,3 Km² cobertura de nuvens de uma área total de 225 Km², analisados em um mapa na escala de 1:90000. Através desta pesquisa foi possível analisar a importância das técnicas de sensoriamento remoto, como forma de analisar a real situação em que se encontra esta parcela deste assentamento. A representação cartográfica voltada para o estudo agrário demonstrou que as atividades do campo modelam a paisagem natural, as mudanças não são apenas na natureza, mas também acarretam na expropriação do ribeirinho pelo fazendeiro, que se faz dessa lógica como forma de expandir suas atividades agropecuárias. Portanto este trabalho expõe uma reflexão acerca desses impactos na Amazônia e mais especificamente no município de Parintins, no qual a agropecuária exerce um importante papel na economia local, porém, é necessário que se reflita sobre os diversos impactos gerados por essa atividade econômica.

Suggested Citation

  • Hapolo Hibson de Souza Ferreira & Rogério Oliveira Prestes & Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade, 2013. "O uso de geotecnologias em áreas rurais da Amazônia: uma análise do uso do solo pela expansão da pecuária na região do Zé-Açu-Parintins-Am, Brasil," Observatorio de la Economía Latinoamericana, Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022, issue 187, August.
  • Handle: RePEc:erv:observ:y:2013:i:187:19
    as

    Download full text from publisher

    File URL: http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/13/geotecnologias.html
    Download Restriction: no
    ---><---

    Corrections

    All material on this site has been provided by the respective publishers and authors. You can help correct errors and omissions. When requesting a correction, please mention this item's handle: RePEc:erv:observ:y:2013:i:187:19. See general information about how to correct material in RePEc.

    If you have authored this item and are not yet registered with RePEc, we encourage you to do it here. This allows to link your profile to this item. It also allows you to accept potential citations to this item that we are uncertain about.

    We have no bibliographic references for this item. You can help adding them by using this form .

    If you know of missing items citing this one, you can help us creating those links by adding the relevant references in the same way as above, for each refering item. If you are a registered author of this item, you may also want to check the "citations" tab in your RePEc Author Service profile, as there may be some citations waiting for confirmation.

    For technical questions regarding this item, or to correct its authors, title, abstract, bibliographic or download information, contact: Lisette Villamizar (email available below). General contact details of provider: http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/ .

    Please note that corrections may take a couple of weeks to filter through the various RePEc services.

    IDEAS is a RePEc service. RePEc uses bibliographic data supplied by the respective publishers.